Pular para o conteúdo

Assinatura da Lei de Criação do Museu da Cidade

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O espaço começará a ser organizado para receber toda a estrutura museológica, que contará a história do município.

Evento que garantiu a assinatura da Lei que permite a criação do Museu da Cidade de Mariana aconteceu no último dia 9. O projeto, que vem sendo planejado há um longo tempo começou a se concretizar com o término das obras de restauros da Casa do Conde de Assumar, local onde será instalado o Museu.

            Sendo um dos mais famosos prédios pertencentes ao patrimônio histórico marianense, a Casa do Conde de Assumar abrigou o Conde de Assumar, governador da capitania de São Paulo, entre os anos de 1717 e 1721, e também serviu de residência do primeiro Bispo Dom Frei Manuel da Cruz, entre 1748 e 1753.

            Devido sua longa idade e precariedade na estrutura e acabamentos, foi necessária a realização de um grande restauro por toda a extensão do espaço. Com recursos da Prefeitura Municipal de Mariana, do IPHAN/PAC de Cidades Históricas e do BNDES, através da Lei Rouanet, estima-se um investimento aproximado de 15 milhões de reais, em conjunto com as obras da Igreja São Francisco de Assis.

            Agora, com a entrega das obras e a assinatura da Lei de criação do museu, o espaço começará a ser organizado para receber toda a estrutura museológica, que contará a história do município, desde o início de sua existência até os dias atuais: “Essa casa que é tão linda, até o final do ano, receberá o projeto de implementação museológica, com parceria com a arquidiocese, com outras cidades históricas, esse museu contará a história de Mariana, desde os bandeirantes até os dias atuais, de forma dinâmica e interativa, um museu que irá valorizar todo nosso complexo arquitetônico”, declara o Prefeito de Mariana Juliano Duarte.