É hora de proteger a pele!




Com a chegada do verão, as radiações ultravioletas ultrapassam a camada de ozônio e chegam mais fortes à superfície da Terra. Dentro dos raios solares vem o UVB e UVA, perigosos por causar o envelhecimento da pele, vermelhidão, manchas, queda da imunidade e alteração nas células, podendo levar ao temido câncer de pele.

Por isso, todo o esforço de inverno para apagar as manchas e rejuvenescer a face pode ir por água abaixo, se você não se cuidar agora no verão.  É importante tomar medidas como:

- Fazer passeios ao ar livre até as 10 ou após as 14h;

- Usar chapéu, guarda-sol e óculos escuros;

- Lembrar que areia e cimento refletem as radiações solares;

- Evitar bronzeamento artificial e autobronzeantes;

- Tomar cuidado com exposição solar quando em uso de cremes para manchas (existem alguns como ácido kójico, ácido fítico, melawhite e vitamina C que podem ser usados nessa época);

- Lembrar que o filtro solar não é recomendado antes de 6 meses de idade;

- Usar fator de proteção solar no minímo 15;

- Aplicar o protetor solar a cada 2 horas, inclusive em dias nublados;

- Aplicar 20 a 30 minutos antes da exposição para ser absorvido e proteger.

ATENÇÃO! Economizar no protetor solar pode sair caro, pois reduz o fator de proteção até pela metade. É recomendado aplicar uma camada uniforme e fina que deixe a área levemente branca. Geralmente usa-se o equivalente a uma colher de chá para face, pescoço e braços, e duas colheres de chá para tronco, costas e pernas. Um frasco de 200ml deve ser usado normalmente para dez aplicações corporais. E cuidado com a validade, pois quando vencidos não protegem mais dos raios solares. Há vários tipos de filtros e bloqueadores solares no mercado, em gel, creme, óleo, base etc., com proteção UVA e UVB, e fatores de proteção solar de 2 até 100. Você deve procurar orientação médica, para que, juntos, possam decidir qual o melhor filtro solar para a sua pele.

Lembre-se de que o bronzeamento artificial atualmente está proibido no Brasil, pois é feito predominantemente por raios UVA, que causam câncer de pele e o envelhecimento. Já o bronzeamento por pigmentação artificial (autobronze) altera as fibras de colágeno e elásticas, deixando a pele envelhecida e ressecada. Vamos salvar a pele, pois ninguém sabe a cor do futuro!

Dr. Paulo Roberto Coelho Macieira

Bem Estar – Medicina & Estética

Rua do Seminário, 298 – Centro – Mariana

Tel.: 3557-4250 – www.medicinabemestar.com.br