Sábado é dia nacional de vacinação contra a rubéola

Publicado: quinta, 28 de agosto de 2008 as 20:30h Faça seu comentário

Desde o dia 9 de agosto, o país está mobilizado para erradicar a rubéola. No próximo dia 30, sábado, acontece o dia nacional de vacinação. Com o tema "Vacinação virou programa de família", a Secretaria Municipal de Saúde tem como meta imunizar todas as pessoas na faixa etária de 12 à 39 anos, o que representa 27 mil pessoas no município

E para garantir que todos vão receber a dose e ficar com o cartão de vacinas em dia, a Secretaria de Saúde montará 11 postos que distribuirão a dose. São eles: Previne, Policlínica Elias Mansur, Terminal Turismo, Igreja do Rosário, Escola Municipal Wilson Pimenta, Policlínica do Cabanas, Policlínica de Passagem de Mariana, Toca do Zé Pereira (bairro São José/ Chácara), Casa da Sopa (Cartuxa), Escola Mestre Vicente (Cartuxa) e na casa de Joana Moreira, que cedeu sua residência para que os moradores do bairro Santa Rita de Cássia pudessem se vacinar (rua Barro Branco, nº 161). Todos os postos funcionarão das 8h às 17h.  

Dados do Ministério da Saúde revelam que as campanhas de vacinação em massa realizadas em 2001 e 2003 não conseguiram interromper a circulação do vírus e a conseqüência disso foi a ocorrência de surto em 2006 que se estendeu por 2007.

Somente no ano passado, foram registrados mais de 8.407 casos no Brasil, 161 em mulheres grávidas, totalizando 17 recém nascidos com rubéola congênita. Entre os 20 estados que registraram a incidência da rubéola, Rio Grande do Sul (2.668), São Paulo (2.668) e Rio de Janeiro (1.500) foram os que mais contabilizaram pessoas infectadas. De acordo com o Ministério da Saúde, a ação está dentro do compromisso firmado pelos países das Américas durante a 44ª Reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) de eliminar até 2010 a rubéola e a síndrome da rubéola congênita.

Publicado quinta, 28 de agosto de 2008 as 20:30h. Você pode fazer um Comentário ou mandar um Trackback do seu blog ou site e pode também seguir os comentários atraves do Feed de comentários.

  1. Nenhum comentário
  2. Nenhum comentário
    Faça o seu.
Comentar