O vereador Reginaldo (PR) colocou em pauta na Reunião da Câmara Municipal da última segunda-feira (31), um projeto de lei para a conscientização das pessoas em relação à prevenção da doença e ao combate do mosquito Aedes Aegypti.
De acordo com o vereador Reginaldo, há pessoas que não se sensibilizam com a causa e algumas providências devem ser tomadas em relação a elas. “O projeto não é para punir essas pessoas, mas para conscientizá-las através de campanhas e palestras. Medidas mais severas apenas para os casos de reincidência”, esclarece.
O vereador Juliano Duarte (PPS) parabenizou o projeto do colega e ainda trouxe à Casa alguns dados alarmantes sobre a dengue em Mariana. Segundo o edil, já foram notificados 91 casos suspeitos de dengue, dentre eles 17 confirmados. Ele afirma ainda que a cidade está dividida em 15 zonas de intervenção, mas que apenas 5 estariam sendo atendidas. Juliano afirma, então, que o município tem falhado no combate à doença.
A enfermeira da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Érika Alves, confirmou a notificação dos 91 casos suspeitos da doença. Segundo ela, dessas suspeitas, 17 foram confirmadas, sendo 10 casos importados – contraídos fora do município – e 7 autóctones – contraídos dentro do próprio território marianense.
De acordo com Bruno Mól (PSDB), são necessárias campanhas elaboradas pelas secretarias de Saúde e Educação, para esclarecimento e conscientização da população.
A vereadora Aída Anacleto (PT) disse que o município tem culpa nesse alto número de casos, pois existem “poucos servidores envolvidos na ação e muitos concursados ainda não foram convocados”. O vereador Geraldo Sales, Bambu, (PDT) alertou para as áreas próximas à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que geralmente acumulam muita água.
Na próxima edição, faremos uma entrevista completa com a Chefe do Departamento de Epidemiologia, Ana Lúcia Horta Vitória, na qual a mesma dará os devidos esclarecimentos sobre a situação da dengue em Mariana.
17 Casos de degue em Mariana


Não adianta investir somente em palestra, concurso de redação blá, blá, blá… para a sensibilização contra o risco da dengue. Mas sim em ações efetivas de combate à dengue, com capacitações e número de pessoal suficiente para atender às denúncias de grandes focos. Uma vez detectado o problema, ou seja, ao se descobrir um grande foco de dengue, o que a prefeitura tem feito para resolver? NADA!!!! Ela tem deixado os moradores sofrerem sozinhos em meio à sujeira, mau cheiro, invasão de ratos e mosquitos, dentre outros. O que mais os moradores tem de fazer, além de limpar suas casas e denunciar focos de dengue? Cadê a responsabilidade e ação da prefeitura diante os casos em que somente ela poderá solucionar? Ou a prefeitura quer que a população por si só invada as residências vizinhas para realizar a limpeza!!!! FALA SÉRIO!!!! Se for assim queremos também usufruir dos grandes salários daqueles que nada fazem por merecê-los…