Publicado em 15/01/2013 - 8:38

Paracatu de Baixo resgata Festa de Santos Reis



Em Mariana, a comunidade de Paracatu de Baixo, sub-distrito de Monsenhor Horta, resgata uma das mais tradicionais festas do calendário cultural e festejou a Folia de Reis, evento que começou no dia 26 de dezembro do ano passado e encerrou no dia 5 de janeiro. Desde o Natal eles saem de porta em porta, cantando e contando a história da visita dos Reis Magos, que guiados por uma “Estrela Guia” chegam até o Menino Jesus.

Com mais de 50 anos de história, a Folia de Reis de Paracatu, instituída em 1961 por José Patrocínio de Oliveira – seu Zezinho, percorre as localidades do sub-distrito de Paracatu de Baixo – Furquim, Monsenhor Horta, Bandeirantes e Águas Claras. No sexto dia do ano, o grupo retorna à Paracatu para o encerramento da manifestação. Em suas andanças a Folia sempre encontra um lugar que lhe acolhe.

 Sr. Zezinho é líder da Folia de Reis de Paracatu, ele faz parte da Folia desde jovem. Na época foi levado pelo pai. Hoje tem no grupo a presença de filhos e netos e exige que eles mantenham a tradição: “Vocês não podem deixar isso acabar”, determina. É organizada todo mês de setembro, pela Folia de Reis de Paracatu, uma grande festa em homenagem ao Menino Jesus com as ofertas recebidas nas andanças do grupo.